Free cookie consent management tool by TermsFeed Privacy Suite Generator

Fisiatria Procedimentos

Toxina Botulínica (Botox)

A toxina botulínica foi popularizada pela área da estética, mas ela é utilizada há várias décadas para o tratamento de patologias neurológicas.

Pode ser indicada para pacientes com espasticidade e distonia, sendo um medicamento adjuvante no processo de reabilitação do indivíduo.

A espasticidade é causada por lesão no sistema nervoso central e leva a um quadro de hipertonia muscular dificultando os movimentos do paciente.

Ela costuma estar presente em quadros de Paralisia Cerebral, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Cranioencefálico, doenças neurodegenerativas e outras. 

O tratamento para fins terapêuticos com toxina botulínica é coberto por operadoras de saúde.

A aplicação é intramuscular, podendo ser com sedação ou sem sedação e em ambiente hospitalar ou consultório e guiada por ultrassom ou anatomia palpatória.

Os profissionais capacitados para aplicação de toxina botulínica para tratamento das desordens neuromusculares são fisiatras, ortopedistas, neurologistas e neurocirurgiões.

A indicação dos músculos a serem injetados requer uma avaliação médica minuciosa.

A toxina botulínica ao relaxar os músculos tratados favorece movimentação ativa e/ou passiva, facilita o processo de reabilitação, evita deformidades, facilita uso de órteses, higiene, vestuário e reduz dor.

Fenol

É um agente neurolítico utilizado para o tratamento da espasticidade e surgiu anterior à toxina botulínica (Botox). Pode ser indicado isoladamente ou em conjunto com o bloqueio neuromuscular com toxina botulínica (Botox). O fenol é injetado em nervos guiado por aparelho de eletroestimulação. Pode ser feito sem anestesia em ambiente de consultório, domiciliar ou em hospital.

Agulhamento Seco

O agulhamento seco (ou dry needling) de pontos gatilho é um procedimento invasivo em que uma agulha fina ou agulha de acupuntura é inserida na pele e no músculo, após ter sido identificado por meio de exame físico palpatório a presença de ponto-gatilho. Os pontos-gatilho miofasciais são focos de hipersensibilidade nos músculos e na fáscia, relacionadas a bandas musculares tensas e ocasionam tanto dor local quanto à distância.

O objetivo é a inativação do ponto-gatilho por meio da inserção da agulha associada a movimentos em leque, levando ao alívio da dor. Na maioria das vezes, o paciente não sente a inserção da agulha na pele, mas ao chegar no local do ponto-gatilho pode ter sensação de choque, câimbra e sentir uma contração muscular.

Infiltrações

É a injeção direta de medicamentos, geralmente corticóides, dentro da articulação ou periarticulação, visando reduzir a dor, a inflamação e otimizar a restauração da função e a reabilitação.

O procedimento pode ser guiado por ultrassom.

Viscossuplementação

É a injeção de ácido hialurônico dentro da articulação que apresenta degeneração da cartilagem levando à dor e limitação da amplitude de movimento. Visa melhorar os sintomas relacionados ao desgaste da cartilagem da articulação, melhorando a dor.
É mais uma opção terapêutica associado ao processo de reabilitação, potencializando os seus resultados.

A viscosuplementação é indicada no tratamento da osteoartrite, para a recuperação das propriedades reológicas do líquido sinovial, analgesia, melhora da função e regeneração da cartilagem articular.

Praticamente qualquer articulação osteoartrítica pode ser infiltrada, mas grande maioria dos trabalhos diz respeito aos joelhos. Outras articulações como quadris também apresentam bons resultados.

A viscossuplementação é indicada principalmente para pacientes com osteoartrite de leve a moderada com sintomas limitantes ou que não tenha respondido às medidas conservadoras iniciais.

Como o objetivo principal é que o alívio da dor permita a reabilitação, o momento da indicação da viscossuplementação depende da avaliação pelo médico e pelo paciente de acordo com a intensidade dos sintomas e da capacidade para a prática dos exercícios recomendados.

Dinamometria Manual

É um teste funcional musculoquelético por meio de dinamômetro manual para verificação da força de preensão palmar.  A força de preensão tem se mostrado um bom indicativo de capacidade funcional e do estado nutricional do indivíduo. É realizado pelo médico no consultório durante o exame físico.

O aparelho da nossa clínica é o da marca JAMAR, recomendado internacionalmente nas pesquisas.

Nossa Fisiatra

Dra. Patrícia Zambone da Silva

CRM-RS 29168 · RQE 11192

Agendamento

Nossa missão é promover a qualidade de vida dos pacientes através da reabilitação física com olhar amplo, focado nas necessidades de cada indivíduo.

Agende sua consulta ou procedimento pelo nosso WhatsApp ou telefone, estamos aqui sempre à sua disposição.

51 99227 3604 51 3398 1898

muskular_clinicamedica